ZAP! NOVIDADES!


ROBERTA ESTRELA D’ALVA PARTICIPA DE SLAMS EUROPEUS

A atriz-mc, diretora teatral, cantora e pesquisadora Roberta Estrela D’Alva, integrante do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo Frente 3 de Fevereiro, participa do 8th Grand National Poetry Slam (Campeonato Mundial de Poesia Falada), organizado pela Federação Francesa de Poesia Slam, nos dias 31/05 a 5/06, em Paris, e em seguida embarca para Portugal no Festival do Silêncio, dos dias 15/06 a 25/06.

Alem da participação nos slams, Roberta realiza no dia 9 de junho edição especial do ZAP! em Londres, Made In brazil (12, inverness street, Camden Town).

Há três anos, Roberta Estrela D’Alva organiza mensalmente a primeira noite de poetry-slam (poesia-falada) do país: o ZAP! – Zona Autônoma da Palavra com sede no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, coletivo que há onze anos desenvolve o teatro-hip hop.

Com mais de oitos espetáculos montados ao lado do Núcleo Bartolomeu, Estrela D’Alva dirigiu os espetáculos Cindi Hip Hop – Pequena Ópera Rap (Melhor Espetáculo Jovem Prêmio FEMSA – Coca Cola e Melhor Dramaturgia Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro) e dirigiu, escreveu e atuou o primeiro monologo de spoken-word brasileiro Vai Te Catar! (2008), com o qual foi indicada ao prêmio Qualidade Brasil nas categorias melhor espetáculo e direção.

Como artista colaboradora do coletivo Frente 3 de Fevereiro, que desenvolve intervenções urbanas, produção de vídeos-livros documentários e investigações colaborativas acerca do racismo na sociedade brasileira, produziu o documentário Zumbi Somos Nós (2006).

Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa A performance poética do ator-MC, na PUC-SP sob orientação da Profa. Dra. Jerusa Pires Ferreira. Como atriz prepara a estreia do espetáculo Orfeu Mestiço - uma hip hópera brasileira, com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos.

No Brasil...

Na próxima quinta-feira, 9/06, acontece o ZAP! na sede do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, desta vez capitaneado pelo DJ Eugenio Lima, e recebe o coletivo Poesia Maloqueirista.

O ZAP!, primeiro campeonato de poesias de São Paulo liga mensalmente os microfones para que poetas, mcs e escritores disputem o título da noite. Num espaço dedicado à poesia falada. O espaço recebe poetas veteranos e jovens poetas, crianças e idosos.

A cada edição, o microfone é ligado e a nova geração de escritores paulistana exibe a produção textual seja por via declama ou cantada. A cada edição do slam o júri formado pelo público escolhe melhor slamer, poeta-competidor; que no final do ano concorre ao prêmio de poeta do ano. Ao todo são três rodadas, na última o zapeão é premiado com livros, CDs e DVDs.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA:

Maitê Freitas - Núcleo Bartolomeu de Depoimentos

comunicacaonucleobartolomeu@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário