RAP POPULAR BRASILEIRO FESTIVAL-CUFA SP


E nesse final de semana rolou o festival de rap da CUFA (Central Única de Favelas) em Francisco Morato. Me apresentei no sábado com a Dj Luaa Gabanini com a música "Direito de resposta " (mando a letra do rap abaixo) . Eram 40 classificados dentre grupos e solos e apenas um seria escolhido pra representar Sampa na final no Rio de Janeiro. Um monte de gente bacana e talentosa participou e merecidamente o campeão foi o Raphão, que mandou brasa com seu adorável "Samba Esquema Trampo".

Foi lindo, foi emocionante e algo que jamais vou esquecer.
Ritmo e poesia!
Roberta Estrela D' Alva

DIREITO DE RESPOSTA

Esse som vai pra todos aqueles que amam o Hip Hop

E sabem o que é sentir no coração as palavras de um MC

E também pra todos os gângsters, 50 centavos, desmemoriados e “P.I.M.P.S”

Sei que cê nunca ouviu falar sobre mim

Mas sua fama já chegou até mim

Vou tecontar que o jogo é assim

Eu comecei e vou até o fim

O.k

Cê tomou nove tiros e sobreviveu

Nasceu

No Queens , sozinho fudido cresceu

Mãe pouco conheceu, pai nunca viu

Iguais à você,

Deve ter mais ou menos um milhão aqui no Brasil

Sua sorte foi melhor

Cê cresceu, cê tem o dom

Milhões de dólares no banco

Todo mundo ouve seu som

Ce tá com microfone na mão

Pode falar o que quiser falar

Assim como eu tenho direito de não concordar

E não vai dar, pra não falar

O que eu tenho pra falar

Que esse papo de cafetão

Já deu no que tinha que dar

Que essa história de ser gângster, não dá nem pra acreditar

Gângster em pleno 2009?

Ah...deixa pra lá

Cada um tem o direito democrático de falar sobre o que quiser

Falar de sol, de chuva, de carro,

De dinheiro, de mulher

Mas o revide vai ser forte

É o preço que se paga

Quando se tem a chance de falar e ela é desperdiçada

Aê, se eu encontrasse um desses caras na rua, acho que eu ia olhar bem pra cara dele e dizer mais ou menos assim...

Escuta

Não sou sua puta

Eu sou guerreira tô na luta

E isso eu não vou aceitar

A batida é muito boa

Mas o papo é à toa

Pega uma peneira e côa

E cê vai ver o que vai sobrar:

Mulher é puta, gay não é gente

O que importa é o dinheiro

Milhões de discos vendidos

E essa mensagem vai ganhando o mundo inteiro

Será que eu tô louca?Será que eu tô errada?

O que tem valor nesse mundo

É uma jacuzzi cheia de mulher pelada?

Uma arma na cintura?

Uma corrente de ouro no pescoço?

Uma batida bem produzida com um discurso…

Tosco?

Ah...por favor ,vamos falar do que interessa

Ou não

Não tem problema nenhum

A gente vive numa festa?

Vive ?

Então me mostra

Porque eu não tô vendo

Eu vejo fome, injustiça, guerra

Eu vejo o ’coro comendo

Eu vejo negro se fudendo, sem emprego, sem escola

Criança morrendo na minha cara, todo dia, toda hora

What’s going on?

Marvin Gaye me diz

Eu tô vendo tudo do jeito que agente nunca quis

Quem tem a chance de dizer alguma coisa não diz

E a molecada

Desse discurso é aprendiz

Qual é o problema

Quem faz? Quem cultua?

No que se transformou a chamada “Cultura de Rua”

O Hip Hop é isso?

Aboliu-se totalmente a palavra “amor”?

E qual a diferença entre ser escravo

Do dinheiro

Ou do feitor?


Nenhum comentário:

Postar um comentário